My playlist

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Música;


  Durante a colonização, os escravos negros trouxeram para o Brasil a cultura africana, e a Bahia foi muito influenciada por essa cultura por conta da quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico. Mas nessa postagem, vamos falar sobre a música, bastante influenciada pela cultura da África. As ruas brasileiras assistiram à música conguesa, conhecida hoje como samba, ao lundu, que tinha como coreografia a umbigada e o batuque. Os africanos trouxeram também alguns instrumentos, como o reco-reco, a cuíca, o afoxé, o atabaque e o berimbau.
  O samba teve várias diversidades, dentre elas o samba rural batido na palma da mão, no pandeiro, no prato-e-faca e dançado à base de sapateados, peneiradas e umbigadas.Também fomos influenciados na música religiosa e nos cultos aos antepassados, onde o tambor, o agogô, adjá e xere foram importantes instrumentos.O maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada e o maxixe também são expressões da música afro-brasileira.
  Não podemos esquecer da capoeira, uma dança de luta que foi bastante utilizada pelos negros. Hoje em dia é um esporte, onde dois participantes desfecham golpes entre si, usando apenas as pernas, pés calcanhares e cabeças, sem utilizar as mãos.Essa rica cultura que temos aqui no Brasil foi inicialmente desprezada e mantida na marginalidade, mas no início do século XX ganhou notoriedade e é a mais popular nos dias atuais.










Nenhum comentário:

Postar um comentário